Engenharia o elo entre imaginação e a realidade


  
  Transformar uma idéia em algo tangível requer o emprego de muita energia, testes e muito estudo. Graças a disseminação do método científico esse processo se tornou mais acessível à maioria dos que propõem a assim fazê-lo.
  Tudo se inicia em uma idéia e começa na vontade de materializar-la, aí entra a engenharia, que cuida da ideia, converte ela em projeto, dimensionando cada elemento e depois construindo e montando seja o protótipo seja o produto acabado.
  Não pense que para por aí, pois uma vez concebido e comissionado vem a parte mais duradoura do processo, a manutenção do mesmo, assegurando seu funcionamento e utilidade.
  Exemplo de como o imaginário pode passar a habitar nosso mundo real é o do projeto Caipora, desenvolvido por Alexandre Benevento, do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), e Geraldo Cernicchiaro, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).
  Tido como um defensor da fauna, o folclórico Caipora, da mitologia Tupi-Guarani seria uma entidade (nome de tradução livre: Caipora = "habitante do mato") que se propõe a cuidar dos animais da floresta e ser implacável com caçadores que tentam destruir o equilíbrio.
  Tal entidade nomeia o projeto dos brasileiros uma vez que seu aparato se propõe a monitorar, inicialmente, a qualidade das águas, por meio do emprego de sensores que captam as medidas das características fisico-químicas da água, convertem essa leitura em dados, armazena e depois transmite a um endereço de sítio eletrônico.
  Esse é exato o emprego de monitoramento remoto gerando dados que serão processados e analisados, provavelmente por algum algoritmo de inteligência artificial, permitindo que se mapeie e acompanhe desde níveis de poluição, dispersão das concentrações de poluentes e até mesmo eventos que possam alterar o equilíbrio ecológico.
  Tudo isso desenvolvido pela engenharia brasileira, apesar de o enredo remeter à uma obra de Hollywood, a ficção se torna documentário nas mãos da engenharia nacional.



Por
Guto Rios 
E&P
Esse Artigo é um oferecimento de:


-> Quer se aprofundar? Olha nosso bizú de leituras complementares:


-> Profissional, engenheiro(a), você sabia que o CONFEA e a ABNT tem convênio para aquisição de normas técnicas? Os descontos para adquirir normas chegam a 60%, basta acessar ao site: Convênio ABNT e CONFEA

BIBLIOGRAFIA & FONTES DE CONSULTA

[1]SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Caipora eletrônico monitora a natureza à distância. 09/07/2009. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=caipora-eletronico-monitora-natureza-distancia. Capturado em 24/04/2020.


Nossas mais populares

live PROSA Tanques de líquidos, caldeiras e manutenção

live PROSA Gestão e Fiscalização de Contratos

live PROSA SGI: Sistema Integrado de Gestão