SBEF Apresenta: Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Engenharia Florestal

Workshop | Seminário

#bizu #engenhariaeprosa #engenharia #cerrado #diretrizes #curriculares #multidisciplinar #florestal #cursos #florestas #sbef

Atualize-se e ajude o E&P a continuar publicando conteúdo



PessoALL!

O Encontro de Coordenadores de Curso de Engenharia Florestal – Diretrizes Curriculares é uma uma proposta inovadora de “Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos Superiores de Engenharia Florestal” com o intuito de se discutir as diretrizes curriculares do futuros egressos do curso, bem como alinhar a proposta com o perfl do engenheiro do futuro onde se tem a oportunidade de apresentar críticas ao texto e dar contribuições para a proposta p ara melhorar a relação entre a educação profissional e o mercado de trabalho.
Durante dois dias de seminário, coordenadores acadêmicos das instituições de ensino de todo e membros dos conselhos regionais e entidades de classe poderão estabelecer um consenso entre a cadeia de conhecimento necessária à formação do profissional, através de palestras expositivas e mesas redondas de debate e ao fim conseguir elaborar uma Proposta Nacional de Conteúdo.


Evento da além do congrassamento entre os profissionais da Engenharia Florestal tem por objetivo valorização profissional, promoção da engenharia e a educação da sociedade, com foco na disseminação de conteúdo técnico ou correlato à atuação profissional ou empresarial no segmento de engenharia ou carreira técnica.
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em Engenharia Florestal estabelecem e definem, em âmbito nacional, os princípios, os fundamentos, as condições de oferta e os procedimentos da formação de engenheiros dessa modalidade, e devem orientar a elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Engenharia ofertados pelas instituições de ensino superior brasileiras, assim como a organização, desenvolvimento e avaliação dos cursos.


Nesse direcionamento, as entidades envolvidas, por meio de uma convite para tal rão trabalhar conjuntamente para elaborar a estratégia para a concretização da discussão ampliada, visando promover a organização e a mobilização das/os engenheiros florestais, docentes e estudantes do país em torno da proposta das novas DCN. 
Com vistas a promover e orientar um processo de discussão democrático e participativo com os atores da formação (coordenadoras/es, professoras/es, orientadoras/es de estágio, estudantes, profissionais) em todo território nacional, a SBEF elaborou o presente projeto com foco na elaboração de um texto balizador, problematizando e refletindo sobre os temas centrais da discussão. Esse texto, assim como o regulamento do processo, deve ser publicado nos sites das entidades e distribuído para os cursos, para os Conselhos Regionais, para os núcleos ABEP; além disso, foram encaminhadas cartas aos coordenadores de cursos de todas as instituições cadastradas no e-MEC e às Diretorias dos Conselhos Regionais, com o intuito de mobilização para o processo, que será organizado em três etapas: Reuniões Preparatórias, palestras e Mesa Redonda de Elaboração das sugestões às DCN.


O evento ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de julho de 2022 com programação das 09:00 às 18:00, podendo participar de forma presencial ou de forma remota.

O acesso ao evento (ou às informações e "link" para assistir de forma remota) têm que ser dados por inscrição de forma antecipada pelo site do evento, por isso fique atendo(a) e INSCREVA-SE assim que as inscrições sejam liberadas.

NÃO FIQUE DE FORA

 
Saiba+ do projeto em: SBEF




Por:
Equipe de Organização e SBEF

Esse Artigo é um oferecimento de:


-> Profissional, engenheiro(a), você sabia que o CONFEA e a ABNT tem convênio para aquisição de normas técnicas? Os descontos para adquirir normas chegam a 60%, basta acessar o sítio eletrônico: Convênio ABNT e CONFEA

Comentários

Nossas mais populares

live PROSA Tanques de líquidos, caldeiras e manutenção

live PROSA Gestão e Fiscalização de Contratos

live PROSA SGI: Sistema Integrado de Gestão