PMOC-BR: Água para uso em sistemas de resfriamento: características e consequências

PMOC-BR | Seminário Internacional Artigo #20

#bizu #engenhariaeprosa #engenharia #gestão #industrial #multidisciplinar #industria #mecânica #PMOC #PMOCBR #regeneração #ativos #arcondicionado #fluidosrefrigerantes #refrigeração #água #resfriamento





  A água é o mineral líquido mais encontrado neste planeta, podendo ser aplicada em inúmeras variações da atividade humana. É o agente de transferência de calor mais acessível e que apresenta o menor custo, devido à sua abundância natural. É considerada solvente universal, devido a sua capacidade de dissolver inúmeras substâncias. 
  Todavia, devido a essa propriedade solvente, a água comumente contém uma variada gama de impurezas, as quais podem levar à corrosão e formação de incrustações sobre superfícies metálicas como, por exemplo, as de oleodutos e trocadores de calor. 
  Assim, ao longo dos anos muitas pesquisas vêm sendo desenvolvidas a fim de prever metodologias que possam evitar os danos causados pela corrosão ou formação de depósitos incrustantes ou, ao menos, minimizar o impacto da presença desses contaminantes às tubulações e demais partes metálicas do sistema.
  Para auxiliar a identificação das propriedades da água, as variáveis analíticas nela presentes, as quais são consideradas como fatores mais impactantes nos seus níveis de corrosividade ou de formação de incrustações, foram arranjados em relações matemáticas, os quais sugerem perfis semelhantes entre águas com algumas características similares. 
  Isso posto, têm-se os Índices de Estabilidade da Água, os quais sejam: Índice de Saturação de Langelier, Índice de Estabilidade de Ryznar, Índice de Estabilidade de Puckorius e o Índice de Larson-Skold.
Muito embora o emprego da análise destes índices seja utilizado como forma de medir tendências corrosivas para aço carbono e outros metais, estes buscam indicar o grau de agressividade da água, quando na presença de carbonato de cálcio, possibilitando prever se haverá uma tendência maior a formação de incrustações ou a corrosão metálica do sistema.
  Sendo assim, não apenas o diagnóstico como também o monitoramento das propriedades da água assume elevada importância e pode-se considerar a obtenção de soluções adequadas - minimizando os inconvenientes da aplicação de várias metodologias de controle da corrosão ou de formação de depósitos – avaliando-se essas propriedades.
  Nesse bojo a adoção de boas práticas associadas tanto aos métodos de diagnóstico quanto de monitoramento deve ser incentivada, e incluída no corpo do PMOC sob a égide da Gestão de Ativos.
 Quer saber mais sobre PMOC e suas nuances, o PMOC-BR é um ciclo eventos que, além da organização compartilhada entre a ENGENHARIA & PROSAiATOS e as ABEMECs, conta com o patrocínio da GHS BrasilEletrofrigor, StarCenter, Recigases e Sistema CONFEA-CREA  com apoio institucional dos CREAs. Conta, ainda com o apoio: ASHRAE Brazil ChapterABDEH e CEAJ.

Saiba+ do projeto em: PMOC-BR


Aqui vai um bizu: estamos disponibilizando, gratuitamente uma biblioteca virtual sobre o PMOC onde poderá ter acesso gratuito à uma série de conteúdos sobre o tema, confere lá: PMOC Biblioteca Virtual


Acesse as páginas de nossos patrocinadores:


Por:
Christiane Lacerda [GHS]


Esse Artigo é um oferecimento de:

-> Profissional, engenheiro(a), você sabia que o CONFEA e a ABNT tem convênio para aquisição de normas técnicas? Os descontos para adquirir normas chegam a 60%, basta acessar o sítio eletrônico: Convênio ABNT e CONFEA

Comentários

Nossas mais populares

live PROSA Tanques de líquidos, caldeiras e manutenção

live PROSA Gestão e Fiscalização de Contratos

live PROSA SGI: Sistema Integrado de Gestão