Diferencial de pressão RDC 15 e PMOC

PMOC | Resolução 09 e RDC 15 ANVISA

#bizu #engenhariaeprosa #engenharia #confea #industrial #desafio #multidisciplinar #industria #mecânica #química #PMOC #PMOC-BR #re09 #Resolução #ANVISA #RDC15 #pressao

PessoALL!

 Realmente a elaboração de um bom plano de manutenção, operação e controle (PMOC) perpassa por alguns pontos e eventuais limitações ora orçamentárias ora tecnológicas.
 Ponto interessante a ser tio como exemplo é o estipulado em nossa RDC 15 que exige que os ambientes tenham diferencial de pressão da ordem de 2,5Pa.
 Nesse ponto é importante destacar que, em sua maioria, os medidores de pressão mais utilizados, sequer leem 1Pa de escala, ou seja se não dimensionares o seu instrumento corretamente sua leitura será "zero".
 Outro ponto de grande relevância no "setting" da escala e alinhamento de uso correto de instrumento é a calibração do mesmo, haja vista que, dependendo da escala de medição, o erro instrumental (inerente a todos os instrumentos de medição) pode ser maior que a grandeza a ser auferida e mais uma vez sua leitura da medição traz resultados fictícios ao estudo.
 Pro se tratar de uma medição diferencial é necessário estar portando o instrumento adequado para realizar a medição, o que se vê de praxe no mercado é estabelecer uma vazão diferenciada entre insuflamento e retorno ou at[e mesmo exaustão, mas isso é pauta para outro artigo!
 O curioso é que esse diferencial de pressão ora é tido como positivo ora é tido como negativo, isso seria algum pedido de reversibilidade do sistema?
 Na verdade não, como abordamos em nossas prosas uma das variáveis de projeto do sistema de climatização, e por consequência o PMOC, é justamente o ambiente e seu uso, o que a RDC 15 da ANVISA preconiza, nesse caso em específico é a classificação do ambiente, logo a demanda por pressão diferencial negativa ou positiva vem do uso do espaço e o sistema precisará ser alterado apenas se seu uso também o for.
 Abordo a questão do uso, pois na medida em que as empresas vão crescendo ou se adequando ao seu volume de demanda reformas e readequação das instalações são realizadas com o objetivo de suprir esse alinhamento da demanda.
 Com isso a contratação de projeto, prévio às alterações se mostra de essencial importância, trazendo consigo o atendimento adequado das instalações.
 Quer saber mais sobre PMOC e suas nuances, o PMOC-BR é um ciclo eventos que, além da organização compartilhada entre a ENGENHARIA & PROSAiATOS e as ABEMECs, conta com o patrocínio da GHS BrasilEletrofrigor e StarCenter e apoio institucional do CONFEAMÚTUA e CREAs. Conta, ainda com o apoio: ASHRAE Brazil ChapterABDEHABECLIN e ABIH.

Saiba+ do projeto em: PMOC-BR

*****Aqui vai um bizu: estamos disponibilizando, gratuitamente uma biblioteca virtual sobre o PMOC onde poderá ter acesso gratuito à uma série de conteúdos sobre o tema, confere lá: PMOC Biblioteca Virtual

Acesse as páginas de nossos patrocinadores:

Por:
Guto Rios 
E&P
Esse Artigo é um oferecimento de:
Engenharia & Prosa

--------------------------------
-> Profissional, engenheiro(a), você sabia que o CONFEA e a ABNT tem convênio para aquisição de normas técnicas? Os descontos para adquirir normas chegam a 60%, basta acessar o sítio eletrônico: Convênio ABNT e CONFEA

Comentários

Nossas mais populares

live PROSA Tanques de líquidos, caldeiras e manutenção

live PROSA Gestão e Fiscalização de Contratos

live PROSA SGI: Sistema Integrado de Gestão