Como a FISPQ pode me auxiliar no PMOC

 PMOC | FISPQ


#bizu #engenhariaeprosa #engenharia #confea #industrial #desafio #multidisciplinar #industria #mecânica #química #PMOC #PMOC-BR #re09 #Resolução #ANVISA #RDC15 #FISPQ

PessoALL!

 Realmente a elaboração de um bom plano de manutenção, operação e controle (PMOC) tem que passar por alguns pontos e eventuais limitações ora orçamentárias ora tecnológicas, além é claro de atendimento das legislações e normativos que podem ser bem específicos.
 Bom exemplo é guardado em nossos produtos químicos, os quais as equipes de manutenção têm todo o zêlo no manuseio e uso, nesse sentido o correto uso da FISPQ (Ficha de Informação de Segurança dos Produtos Químicos) pode ser de grande valia.
 Documento de leitura obrigatória a todos que manuseiam produtos químicos, a FISPQ traz informações importantes sobre os procedimentos de segurança, riscos a integridade física e à saúde, medidas de primeiros socorros e impactos ambientais causados por acidentes, entre outras.
 Nessa passagem um bizú, como a FISPQ traz informações preciosas para os primeiros socorros em caso de acidente ela deve estar disponível para consulta próximo ao produto, ela também pode auxiliar um eventual atendimento médico de seu corpo laboral.
 A FISPQ deve ser emitida pelo fabricante do produto químico ou, em caso de importação, pelo importador responsável por fornecer o produto ao mercado. E deve ser mantida sempre em local disponível, próximo ao local de armazenamento ou aplicação, para ser utilizada pelos trabalhadores que manuseiam esses produtos, pelos trabalhadores de transportes dessa carga, equipes de emergência e consumidores finais.
 A Norma Regulamentadora nº 26, cuja redação é dada pela Portaria SIT 229/2011, em consonância com o Anexo LX do Decreto nº 10.088/2019, traz a obrigatoriedade do formato e conteúdo da FISPQ em seguir o estabelecido pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), da Organização das Nações Unidas.
 Tal procedimento foi desenvolvido por uma equipe internacional de especialistas em comunicação de perigos, em 2002, o GHS tem se tornado uma das principais ferramentas para alcançar o gerenciamento adequado de produtos químicos, proporcionando um mesmo conjunto de regras para classificação de perigos e o mesmo formato e conteúdo para rótulos e fichas de dados de segurança (SDS), garantindo assim a padronização a nível mundial. 
 Na ABNT NBR 14725-4:2014 “Produtos químicos — Informações sobre segurança, saúde e meio ambiente. Parte 4: Ficha de informações de segurança de produtos químicos (FISPQ)” é possível obter orientação para a elaboração de uma FISPQ, contendo 16 seções obrigatórias, as quais são: 
    1. Identificação do produto e da empresa 
    2. Identificação de perigos 
    3. Composição e informações sobre os ingredientes 
    4. Medidas de primeiros-socorros 
    5. Medidas de combate a incêndio 
    6. Medidas de controle para derramamento ou vazamento 
    7. Manuseio e armazenamento
    8. Controle de exposição e proteção individual
    9. Propriedades físicas e químicas 
    10. Estabilidade e reatividade 
    11. Informações toxicológicas 
    12. Informações ecológicas 
    13. Considerações sobre destinação final 
    14. Informações sobre o transporte 
    15. Informações sobre regulamentações 
    16. Outras informações
 
  Outro Bizú é a consulta ao FISPQ dos produtos de conservação e limpeza para a elaboração tanto da análise de riscos quanto do próprio plano operacional, sejam os procedimentos ou mesmo instruções de trabalho!
 Quer saber mais sobre PMOC e suas nuances, o PMOC-BR é um ciclo eventos que, além da organização compartilhada entre a ENGENHARIA & PROSAiATOS e as ABEMECs, conta com o patrocínio da GHS BrasilEletrofrigor, StarCenter e Recigases e apoio institucional do CONFEAMÚTUA e CREAs. Conta, ainda com o apoio: ASHRAE Brazil ChapterABDEHABECLIN e ABIH.

Saiba+ do projeto em: PMOC-BR

*****Aqui vai um bizu: estamos disponibilizando, gratuitamente uma biblioteca virtual sobre o PMOC onde poderá ter acesso gratuito à uma série de conteúdos sobre o tema, confere lá: PMOC Biblioteca Virtual

Acesse as páginas de nossos patrocinadores:

Por:
Guto Rios [E&P]
e
Christiane Lacerda [GHS]
Esse Artigo é um oferecimento de:
Engenharia & Prosa

--------------------------------
-> Profissional, engenheiro(a), você sabia que o CONFEA e a ABNT tem convênio para aquisição de normas técnicas? Os descontos para adquirir normas chegam a 60%, basta acessar o sítio eletrônico: Convênio ABNT e CONFEA

Comentários

Nossas mais populares

live PROSA Tanques de líquidos, caldeiras e manutenção

live PROSA Gestão e Fiscalização de Contratos

live PROSA SGI: Sistema Integrado de Gestão