ReAU BiM: Seminário Híbrido

ReAU BiM | Seminário Internacional Presencial

#bizu #engenhariaeprosa #engenharia #gestão #industrial #multidisciplinar #industria #mecânica #realidade #aumentada #virtual #bim #ativos #instalações #industria40



Quando: 08 de outubro de 2021
Horário: das 09:00 às 18:40
Onde: Clube de Engenharia de Brasília

PessoALL!

 INOVAR É SÓ O COMEÇO

   Uma inovação tecnológica está revolucionando uma das profissões mais antigas do mundo. A Realidade Aumentada (RA) mal chegou e já transformou a maneira como se faz obras, instalações, manutenção e desenvolvimento de produtos nos últimos séculos.
O emprego dessa tecnologia tem mudado a forma como os processos de inspeção e acompanhamento dos serviços de campo são executados.
A mudança gerada por ela não está apenas em projetar e modelar, mas também, em executar os projetos, seja construindo-os, instalando-os, fabricando-os ou mantendo-os. A RA beneficia engenheiros(as), designers, arquitetos(as), gerentes de projetos, provedores de serviços e toda a equipe de execução e despacho envolvida, na medida em que permite uma visualização intuitiva do que está sendo representado. 
Além disso, o próprio cliente também consegue ver o projeto final de seu patrimônio. A ideia é fazer com que os aplicativos com essa tecnologia proporcionem uma visão mais exata daquilo que será construído e todas as “camadas” de materiais e instalações que, muitas vezes, são complexas de se entender por meio unicamente de desenhos técnicos.
   O BIM (do inglês, Building Information Modeling), que significa Modelagem da Informação da Construção, é um método que tem como base a modelagem virtual de projetos. Ao integrar aspectos de diferentes áreas do conhecimento (mecânica, elétrica, civil, hidráulica, plantas, cortes e outros detalhes), ela permite uma visualização coordenada de recursos e informações agregadas ao projeto, formando uma biblioteca única de trabalho compartilhado e simultâneo entre todas as equipes, permitindo eliminar interferências entre os elementos imediatamente, auxiliando o processo de coordenação dos projetos.
  Agora a Realidade Virtual (RV) permite uma visualização tridimensional em um ambiente fictício da obra tornando sua exposição muito mais fácil de ser percebida, permitindo ao observador um “tour” por todas as instalações, algo digno de roteiro de filme. Pela RV você conhece um novo mundo. O que você vê, através dos óculos de imersão de realidade, ainda não existe de fato no mundo tangível, hoje ela é muito utilizada para simulações e entretenimento. E é aí que ocorre a magia da engenharia aplicada que traz ao mundo real a edificação do que virtualmente o cliente já visitou. A engenharia é o elo entre a virtualidade e a realidade e o ReAU BiM é o fato que busca concatenar de forma inovadoras essas três tecnologias, venha nos visitar e ter acesso a todo esse conhecimento compartilhado de forma generosa por nossos palestrantes.

NÃO FIQUE DE FORA

 Quer saber mais sobre ReAU BiM e suas nuances?

 Saiba+ do projeto em: ReAU BiM

 ReAU BiM é um ciclo eventos que, além da organização compartilhada entre a ENGENHARIA & PROSAiATOS, CEnB e ABEMEC-RS, conta com o patrocínio da GHS BrasilEletrofrigor, StarCenter, Recigases e Sistema CONFEA-CREA  com apoio institucional dos CREAs.


Acesse as páginas de nossos patrocinadores:

Por:
Guto Rios 
E&P
Esse Artigo é um oferecimento de:
Engenharia & Prosa


-> Profissional, engenheiro(a), você sabia que o CONFEA e a ABNT tem convênio para aquisição de normas técnicas? Os descontos para adquirir normas chegam a 60%, basta acessar o sítio eletrônico: Convênio ABNT e CONFEA

Comentários

Nossas mais populares

live PROSA Tanques de líquidos, caldeiras e manutenção

live PROSA Gestão e Fiscalização de Contratos

live PROSA SGI: Sistema Integrado de Gestão