evento ReAU BiM


evento | BiM e Realidades: Aumentada e Virtual

#bizu #engenhariaeprosa #engenharia #eficiênciaenergética #gestãodeativos #projeto #multidisciplinar #iOT #realidadeaumentada #realidadevirtual #bim #AquiTemTecnologia #reaubim #reaubimbsb

Palestras do Evento





-> Já tem o Kindle? Leve todos seus livros e anotações consigo:
 
 
PessoALL!

  Inovação é palavra de ordem a quem pretende tanto utilizar quanto empregar o método BiM tanto para a concepção, projeto e acompanhamento de um empreendimento ou edificação quanto seu monitoramento, manutenção e operação. 
   Tal conceito e palavra também se traduzem no emprego das tecnologia de Realidades: aumentada e virtual, e todos os três foram pauta no palco do auditório do CREA-DF nesta última sexta-feira dia 07 de agosto.
   O evento contou com 5 sessões técnicas que abordaram o emprego isolado ou em conjunto dessas tecnologias e métodos. A abertura do evento foi dada com pronunciamento do Sr. Osmar Barros, Presidente em exercício do CONFEA, o qual ressaltou a qualidade e importância do evento, sendo o primeiro do Sistema CONFEA-CREA em momento de pós-pandemia, relatando ainda: "Guto, o evento está impecável e primoroso".
   Abertura contou também com o Sr. Pedro Assad, Presidente em exercício do CREA-DF o qual enfatizou a necessidade de retomada das atividades. 
    O palestrante Alexander Justi abordou de forma didática o emprego do método bim na gestão de ativos, com abordagem de meios de se exercer uma manutenção mais efetiva e eficaz nas instalações na medida em que seria possível a identificação exata não apenas do componente ou espaço de determinada manifestação patológica, mas suas características técnicas e demandas específicas, permitindo uma pleno atendimento. Pontos de preocupação foram os quesitos de coordenação de projetos e a quebra de paradigmas aos novos projetistas, no que tange a forma de trabalho, antes verticalizada e agora horizontalizada, com modelo de projeto trabalhado simultaneamente por todas as áreas.
    Em segunda sessão o palestrante Ricardo Coutinho, trouxe o emprego real de nuvem de pontos associada à construção do modelo virtual de uma edificação existente na base de dados em BiM, ilustrando de forma concisa a qualidade e a necessidade de coordenação mútua de levantamento de campo, necessidade de projeto e capacidade de processamento, o que permitirá a projetistas e empreiteiros resolver grande parte dos quesitos de reforma e ampliação de forma precoce e em ambiente virtual, reduzindo custos significativos em todo o processo.
   Com abordagem de manutenção contínua em equipamentos Marco Aurélio Caminha destacou e apresentou o atual rito de manutenção em elevadores, equipamentos do parque tecnológico de diversos empreendimentos, destacou ainda a necessidade de diálogo com todos os entes envolvidos, bem como a forma como o plano de manutenção é constituído, suas nuances e a necessidade de registro e acompanhamento do RIA (Relatório de Inspeção Anual), com foco em apresentar demandas de emprego do BiM e Realidades (virtual e aumentada) para o processo de inspeção.
   Quando da retomada das atividades, após o almoço, o evento contou com mais uma sessão técnica do Dr. Djonny Weinzierl que abortou os avanços das realidades aumentada e virtual no ensino da engenharia, apresentou case de sucesso nos EUA e Europa o qual virtualizou uma experiência no campus em realidade virtual, onde o aluno poderia "passear" pela universidade, entrar e sair de salas de aulas, interagir com os professores, que apresentam aulas, como por exemplo, de funcionamento de equipamentos rotativos, permitindo ao aluno "abrir" os equipamentos e identificar o funcionamento de cada elemento de forma dinâmica, mostrando que ainda há alguns paradigmas a serem rompidos.
   O evento contou ainda com uma sessão técnica de um entusiasta e empreendedor de novas tecnologias Flávio Roberto que de forma pioneira modificou toda a filosofia de projeto de seu então escritório convertendo o mesmo em um Espaço de Projetos Integrados, agrupando as especialidades de engenharia em um ambiente multidisciplinar, com engajamento entre gerações de engenheiros(as) desenvolvendo conjuntamente os projetos. Apresentou, ainda, as vantagens em se adotar a renderização dos projetos coordenados em BiM em realidade virtual, e a satisfação do cliente ao usar de realidade aumentada para "ler" seus projetos recebidos, trazendo questões de ética na engenharia e adequada precificação ao esforço destes profissionais.
   O sucesso do evento se deu por muitos fatores e medidas de segurança, além é claro de sinergia de atuação das equipes envolvidas na organização, desde limpeza até monitoramento constate do evento.
    Dentre as medidas destacam-se a limitação de lotação para uso do auditório de 70 pessoas por sessão, valor este inferior à 1/3 da capacidade total do ambiente. A higienização e desinfecção do ambiente antes e durante o evento. Aferição de temperatura, higienização constante das mãos com água e sabão, nos banheiros, e diversos pontos de alcool em gel 70% instalados no ambiente. Isolamento das poltronas para garantir o afastamento das pessoas que participaram. Todos no interior fizeram uso obrigatório de máscaras e a recepção ainda no uso de luvas e face shields.
   O evento contou, ainda, com o patrocínio do Sistema CONFEA-CREA e da GHS Brasil, contribuindo para sua excelência, assim como com inúmeras empresas e influenciadores digitais que o apoiaram e acreditaram em sua importância, contando com a organização da ABEMEC-DF e Engenharia e Prosa, se constituindo como um marco ao "novo normal".
   O Presidente da ABEMEC-DF, Gutemberg Rios, relatou: "Vencemos a pandemia e o evento superou nossas expectativas dado o cenário conturbado pós pandemico, se tornando um marco de retomada das atividades do Sistema, rompemos paradigmas e incentivamos a discussão do novo normal. Aos presentes a sensação é de não se ter mais dúvidas de que essas tecnologias e métodos serão cada vez mais essenciais ao exercício da engenharia o que gera necessidade de constante atualização tanto das empresas quanto dos profissionais."

... gostou? Então divulgue esse bizú!

Em tempos de Corona Vírus (COVID-19), se der para resolver por email ou ligação, não saia!




Por:
Guto Rios 
E&P
Esse Artigo é um oferecimento de:
Engenharia & Prosa


--------------------------------
-> Está precisando de algo? Olha nosso bizú de materiais e ferramentas:
-> Profissional, engenheiro(a), você sabia que o CONFEA e a ABNT tem convênio para aquisição de normas técnicas? Os descontos para adquirir normas chegam a 60%, basta acessar ao site: Convênio ABNT e CONFEA

Apoiadores:

Nossas mais populares

live PROSA Tanques de líquidos, caldeiras e manutenção

live PROSA Gestão e Fiscalização de Contratos

live PROSA SGI: Sistema Integrado de Gestão